Temporada Primavera-verão no Gio Cambuí e Gio D. Pedro tem sabor de Gim-tônica

Refrescante, o drinque combina com as altas temperaturas das estações mais quentes do ano, ainda mais com versões que levam cítricos, ervas e pétalas de flores

Centenário, o refrescante Gim-tônica (ou Gin Tónico) integra a seleta lista de receitas clássicas que arrebatam inúmeros apreciadores. Para os fãs da bebida, as unidades Giovannetti Cambuí e Giovannetti Parque D. Pedro promovem, na temporada Primavera-verão, combinações inusitadas e surpreendentes de Gim-tônica, que prometem conquistar o paladar dos já admiradores do drinque, e daqueles que ousarem experimentar as ‘alquimias’ dos bartenders das casas.

Chá de hibisco, tangerina desidratada, orégano fresco, alecrim, zimbro, gengibre e limão siciliano, são alguns dos ingredientes adicionados ao famoso drinque, oferecendo experiências sensoriais de encantamento e sofisticação.

O Gio Cambuí e o Gio D. Pedro, sempre antenados com as tendências mundiais, seguem o boom da ‘redescoberta’ do Gim-tônica em países como Portugal e Espanha.

No Brasil, de acordo com renomados bartenders, está havendo uma verdadeira explosão de consumo da bebida nos últimos dois anos.

Um dos motivos é, sem dúvida, a versatilidade do tradicional coquetel a base do gim, que permite várias combinações e abre as portas para a criatividade.

O gim é um destilado obtido a partir de grãos, com a cevada e o centeio, ou outros
ingredientes, como tubérculos e até mesmo a uva – bebida típica da ilha de Menorca, na Espanha.

 

Para ‘inglês’ beber
O Gim-tônica surgiu durante a dominação da Índia (século 18), quando soldados ingleses precisaram consumir quinina para evitar a malária. A quinina é uma substância natural, um pó branco, inodoro e de sabor amargo, retirada da casca de uma planta medicinal conhecida como Cinchona Calisaya ou Quina-amarela, usada para complementar o tratamento da malária, eliminando os protozoários da doença.

Naquela época, a água tônica com quinino era muito mais amarga, pois apresentava
concentração muito maior do alcaloide. Para disfarçar o sabor, acrescentavam-se as ervas ao gim, sobretudo por conta da característica aromática do zimbro que ‘disfarçava’ o cheiro forte do quinino.

Saltando para os anos 2010, o coquetel, por conta da sua refrescância, ficou em alta na
Espanha e ganhou a atenção dos principais chefs de cozinha do país. Foi nesta época que passou a ser servido em grandes taças de vinho ou taças balloon, ganhando outros
ingredientes, como pepino, frutas, especiarias e flores, que combinassem e enaltecessem as características do gim utilizado.

 

Índice calórico baixo
E quem estiver de dieta, já preocupado com as calorias, relaxe! Embora o índice calórico seja alto nas bebidas alcóolicas em geral, o gim-tônica conta com apenas 60 cal por dose de 40 ml.

Dirimidas as dúvidas, agora é só aproveitar para experimentar as três versões disponíveis no Giovannetti Cambuí e Giovannetti Parque D. Pedro:

  • Gim-tônica, chá de hibisco, zimbro e tangerina desidratada, decorado com pétalas de rosa;
  • Gim-tônica, orégano fresco, alecrim fresco e raiz de gengibre;
  • Gim-tônica, limão siciliano desidratado, amora, anis estrelado e coentro fresco.

 

Giovannetti Cambuí

A casa, localizada no Cambuí, bairro boêmio de Campinas, foi fundada em 1997. Ocupa um imóvel histórico de 1,7 mil m², que foi restaurado pelo Grupo Giovannetti. O bar e restaurante tem capacidade para 700 pessoas e conta com salão principal, onde está instalado o Empório, áreas ao ar livre e espaço para recreação infantil. O almoço, diariamente, é em sistema de buffet, com cobrança por peso ou por pessoa. A partir das 16h, o cliente tem à escolha pratos “boêmios”, executivos e triviais, além de pizzas, salgados – como o Milionário (kibe) e o Portuga (bolinho de bacalhau), lanches e porções. A happy hour conta com uma mesa de frios com mais de 20 itens selecionados, além de chope com preço promocional, de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h.

Serviço:

Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí. Campinas, SP

Telefone: 19.3234.9510

Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h até o último cliente

 

Giovannetti D. Pedro

Inaugurado em 2002, o Giovannetti D. Pedro é a unidade caçula do Grupo de Choperias. O espaço soma 600 m², onde se acomodam com conforto 400 pessoas. O salão principal é climatizado e decorado com uma mescla de móveis modernos e vintage. A casa tem uma área coberta com vista para o shopping e outra ao ar livre, com projeto paisagístico, além de um espaço de recreação infantil privativo. O restaurante oferece pratos executivos, ‘boêmios’ e triviais a partir das 11h, e também buffets de saladas, frios, sushis, sobremesas e estação de massas. A happy hour dispõe de mesa de frios com mais de 20 itens entre queijos, embutidos e antepastos. De segunda a quinta-feira, o chope, considerado um dos mais cremosos da região, tem preço promocional entre 16h e 20h.

Serviço:

Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Águas, Campinas, SP

Telefone: 19.3209.1641

Horário de funcionamento: todos os dias das 10h até o último cliente

www.giovannetti.com.br

 

 

Grupo Giovannetti
Informações para a Imprensa: Central de Comunicação
Rua Helena Steinberg, 1294, Nova Campinas, Campinas, SP. 13092481
19.3579.0174 | 19.99918.4343
contato@centraldecomunicacao.jor.br
www.centraldecomunicacao.jor.br